Aquela explosão épica de meteoros esta noite pode ser um fracasso, afirma o cientista da NASA

Este mapa da Sky & Telescope mostra o céu voltado para o sudeste da Filadélfia às 23h50. EST em 21 de novembro, quando a rara chuva de meteoros Alpha Monocerotid terá uma explosão muito breve. Dois radiantes Alpha Monocerotid estão marcados, 1985 e 1995.

Este mapa da Sky & Telescope mostra o céu voltado para o sudeste da Filadélfia às 23h50. EST em 21 de novembro, quando a rara chuva de meteoros Alpha Monocerotid terá uma explosão muito breve. Dois radiantes Alpha Monocerotid estão marcados, 1985 e 1995. (Crédito da imagem: Sky & Telescope)

Os pesquisadores previram que hoje à noite (21 de novembro), uma explosão ultrabright de um meteoro pode salpicar o céu com um desempenho deslumbrante. Mas um cientista da NASA tem certeza de que você não verá nada de espetacular no céu esta noite.

Os pesquisadores Peter Jenniskens e Esko Lyytinen previram que, começando por volta das 23h50 EST (0350 GMT) desta noite, a taxa de meteoros caindo por hora no céu noturno poderia ser tão alta quanto 400 a 1.000. Mas, enquanto as pessoas estão ficando animadas com a previsão, Bill Cooke, que lidera o Meteoroid Environment Office da NASA, disse em uma postagem recente do blog, - Agora acho que há uma boa chance de não haver explosão nenhuma. E mesmo se houver, não será tão impressionante quanto muitos pensam. '



O espetáculo de meteoro que Jenniskens e Lyytinen prevêem deslumbrará esta noite é uma explosão da chuva de meteoros alfa Monocerotid (AMOs). Segundo os dois pesquisadores, com base na história dessa chuva de meteoros, que resultou em explosões nos anos que incluíram 1925, 1935 e 1995, os AMOs são criados por um cometa de longo período que orbita o sol a cada 500 anos, Cooke explicou em seu publicar. Se estiver certo, a Terra passará pelo centro da corrente de meteoros, resultando em uma chuva agitada no céu.

Relacionado: Tempestades de meteoros: como funcionam as telas superdimensionadas de 'estrela cadente'

Se as taxas por hora forem semelhantes às da explosão em 1995, esta é a quantidade de meteoros que as pessoas verão durante esta noite

Se as taxas por hora forem semelhantes às da explosão em 1995, esta é a quantidade de meteoros que as pessoas verão durante a explosão de meteoros desta noite nos EUA.(Crédito da imagem: NASA)

'No entanto,' Cooke disse, 'a intensidade da explosão é muito dependente do tamanho da órbita do cometa pai. Se for muito menor ou maior, a distância do centro do fluxo será maior e não haverá nenhum show no céu, apenas os AMOs normais, avançando com sua taxa normal de 3 ou mais meteoros por hora. E uma vez que ainda não descobrimos este misterioso cometa pai, quem sabe quão próxima a estimativa da órbita está do real? '

De acordo com algumas pesquisas antigas que Cooke desenterrou sobre as explosões de 1925 e 1935, eles eram curtos e tinham 'um bom número de meteoros', disse ele em seu blog. Com base nessas observações antigas, parece que poderia ter havido cerca de 100 meteoros por mais de 40 minutos em casos anteriores dessa explosão de meteoros. Embora essa taxa ainda seja consistente com uma chuva de meteoros, não é nem de longe a visão espetacular que seriam os 1.000 meteoros previstos por hora.

Cooke continua, detalhando as observações feitas durante as explosões de AMO no século passado, e como observações anteriores podem indicar que o chuveiro desta noite pode ser pequeno. Ele acrescentou que, para os observadores do céu na costa oeste, eles não verão a explosão do meteoro, mesmo que seus céus estejam limpos e seus amigos na costa leste estejam tendo um show cósmico.

Agora, enquanto você lê o mergulho profundo do meteoro que ele faz em seu blog e tenta decidir quão provável você acha que o evento cósmico desta noite pode ser, lembre-se que Cooke pensa que, o que quer que apareça no céu esta noite, certamente ainda valerá a pena sair para assistir.

'Mesmo que não haja explosão, não faz mal ficar um pouco sob as estrelas', disse ele. A possibilidade de uma chuva é 'um bom motivo para sair na quinta à noite, porque o legal é que, se ocorrer uma explosão, teremos uma boa ideia da órbita desse cometa - não apenas observando o cometa com telescópios, mas contando seus detritos à medida que eles queimam em nossa atmosfera. '

Siga Chelsea Gohd no Twitter @chelsea_gohd . Siga-nos no Twitter @Spacedotcom e em Facebook .

Banner de tudo sobre o espaço

Preciso de mais espaço? Você pode obter 5 edições de nossa revista parceira 'All About Space' por $ 5 para as últimas notícias incríveis da fronteira final! (Crédito da imagem: revista All About Space)