Rússia lança hoje navio de carga da estação espacial: como assistir ao vivo

Um foguete russo Soyuz transportando o navio de carga Progress 65 não tripulado está pronto para seu lançamento em 1º de dezembro de 2016 no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão. O navio de abastecimento entregará mais de 2,5 toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

Um foguete russo Soyuz transportando o navio de carga Progress 65 não tripulado está pronto para seu lançamento em 1º de dezembro de 2016 no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão. O navio de abastecimento entregará mais de 2,5 toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional. (Crédito da imagem: RSC Energia)

Nota do editor : A agência espacial russa Roscosmos confirmou a perda da espaçonave Progress 65, que queimou na atmosfera depois que uma anomalia ocorreu durante a separação do terceiro estágio do foguete propulsor. Os destroços restantes da nave incinerada caíram sobre a República de Tuva, no sul da Sibéria. Leia a história completa aqui: Navio de carga espacial russo destruído em falha de lançamento, destroços queimados

Uma missão de reabastecimento de carga será lançada na Estação Espacial Internacional (ISS) esta manhã, e você pode assistir à decolagem e chegada da espaçonave ao laboratório orbital por meio de um webcast ao vivo.



O foguete russo Progress 65 sem rosca está programado para ser lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, hoje (1º de dezembro) às 9h51 EST (1451 GMT). Você pode assistir ao lançamento do navio de carga Progress ao vivo aqui no Space.com começando às 9h30 EST (1430 GMT), cortesia da NASA TV.

Mais de 2,5 toneladas (2,3 toneladas métricas) de alimentos, roupas, combustível, peças de reposição e outros suprimentos para a tripulação da estação espacial são colocados dentro do navio de carga. [Como funcionam os navios de carga robóticos da Rússia (infográfico)]

Rússia

As espaçonaves não tripuladas Progress da Rússia são as naves de entrega de carga da frota espacial do país. Veja como os veículos de carga Progress da Rússia funcionam neste infográfico da Space.com.(Crédito da imagem: Karl Tate, Colaborador do SPACE.com)

Após a decolagem, o Nave espacial Progress vai passar cerca de dois dias perseguindo a estação espacial. O progresso está programado para encontro com a ISS no sábado às 11h43 EST (1643 GMT), quando a espaçonave se conectará à estação espacial através do porto de ancoragem do módulo russo Zvezda. O vídeo do encaixe também será transmitido ao vivo pela NASA TV, e você também pode assistir a esse webcast ao vivo no Space.com.

São dois meses agitados para os tripulantes a bordo da ISS. A espaçonave Progress chega apenas duas semanas depois que uma espaçonave russa Soyuz entregou três novos tripulantes da Expedição 50/51 à estação espacial. Em 9 de dezembro, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão enviará outra missão de carga não-piloto, HTV-6, para entregar suprimentos.

O Progress 65 passará seis meses atracado na ISS antes de ser liberado para desorbitar e queimar na atmosfera da Terra.

Envie um e-mail para Hanneke Weitering em hweitering@space.com ou siga-a @hannekescience . Siga-nos @Spacedotcom , Facebook e Google+ . Artigo original em Space.com .